O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

lojavirtual

Pessoa com deficiência poderá pedir pela internet isenção de tributos para comprar carro

carro

Pela regra atual, pessoa com deficiência precisa se dirigir a uma unidade da Receita Federal. Órgão do governo estima que anualmente são apresentados cerca de 150 mil pedidos.

Receita Federal publicou nesta terça-feira (19) no "Diário Oficial da União" uma instrução normativa para permitir que pessoas com deficiência possam pedir pela internet a isenção de tributos na compra de veículos.

Pela regra atual, a pessoa com deficiência interessada em pedir a isenção dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) precisa se dirigir a uma unidade da Receita Federal.

De acordo com o órgão, com a nova medida, será possível facilitar a vida dessas pessoas que, anualmente, apresentam cerca de 150 mil pedidos de isenção.

O prazo para concessão do benefício pode demorar até 100 dias pelas regras atuais. Com o novo sistema, a expectativa do órgão é que os pedidos sejam liberados em até 72 horas.

Segundo a Receita, o acesso ao sistema online será feito mediante utilização de um certificado digital ou código de acesso.

"A verificação é a mesma. A gente olha um laudo médico e outros documentos. O propósito do sistema não é coibir fraude, que não são muito comuns. Existem poucas situações [de fraudes]", afirmou Ricardo de Souza Moreira, coordenador-geral de gestão de Créditos e Benefícios Fiscais da Receita Federal.

Segundo ele, o novo sistema vai aumentar o controle por parte do órgão, que poderá fazer cruzamento de dados eletrônicos e saber, por exemplo, quantos laudos foram emitidos por cada médico, o que não é possível atualmente.

Celeridade

De acordo com a Receita, a automatização do processo foi possível porque o sistema utiliza bases de dados de vários órgãos públicos, de modo a garantir a "celeridade e a segurança do processo".

Entre os sistemas e bases acessados estão:

  • Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach);
  • Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam);
  • Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade (CNICIAI);
  • Fontes internas da Receita Federal.

G1 - Por Alexandro Martello, G1, Brasília

19/12/2017 06h00  Atualizado há 5 horas

Compartilhar

Comentários  

 
+1 # wellington miranda l 11-01-2018 10:56
bom dia me tirem uma duvida eu pedi a isenção a quase 2 anos atrás e comprei o carro fiquei sabendo que eu tenho que ficar com esse carro por 3 anos dai vem a duvida quando se passarem os 3 anos eu vou fazer a venda desse carro e vou comprar outro vai ser preciso eu solicitar as isenções tudo novamente.
Wellington m leal
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # DANIEL MARCOS 01-02-2018 13:10
Boa Tarde Sr. Alberto
Hoje em dia as cartas de isenção, tanto IPI quanto ICMS valem por 270 dias.
então sim, o sr. terá que tirar as cartas novamente.
E o Prazo para venda do Veículo e pedido de nova isenção é de 2 anos(24 meses) a partir da data de emissão da nota fiscal. Tem que ser pedido após os 24 meses.

estou as ordens para maiores informações
Daniel Marcos
Jorlan Sia DF
061 983850600 whatsapp
061 2101-0232 fixo
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # DANIEL MARCOS 01-02-2018 13:11
Desculpe...
É Sr. Wellington Miranda!
Responder | Responder com citação |
 
 
+1 # Alberto 19-01-2018 10:41
bom dia me tirem uma duvida eu pedi a isenção em 2012 ja fiquei com o carro mais de 3 anos dai vem a duvida quando vou fazer a venda desse carro e vou comprar outro vai ser preciso eu solicitar as isenções tudo novamente.
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # DANIEL MARCOS 01-02-2018 13:08
Boa Tarde Sr. Alberto
Hoje em dia as cartas de isenção, tanto IPI quanto ICMS valem por 270 dias.
então sim, o sr. terá que tirar as cartas novamente.
E o Prazo para venda do Veículo é de 2 anos(24 meses) a partir da data de emissão da nota fiscal.

estou as ordens para maiores informações
Daniel Marcos
Jorlan Sia DF
061 983850600 whatsapp
061 2101-0232 fixo
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # DANIEL MARCOS 01-02-2018 13:18
A VALIDADE DAS CARTAS DE ISENÇÕES, TANTO DA DE IPI QUANTO DA DE ICMS, SÃO DE 270 DIAS.

O PRAZO MÍNIMO PARA COMPRA DE OUTRO VEÍCULO COM AS MESMAS ISENÇÕES É DE 2 ANOS (24 MESES).

TEMOS SERVIÇO DE DESPACHANTE PARA AQUISIÇÃO DAS MESMAS. SEM COBRAR NENHUM ADICIONAL POR ISSO.

QUAISQUER OUTRAS DÚVIDAS, PODEM ME CHAMAR NO WHATSAPP OU NOS TELEFONES ABAIXO.}

DANIEL MARCOS
EXECUTIVO DE VENDAS JORLAN SIA
061 983850600 TIM / WHATS
061 2101-0232 FIXO
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # Maurine 07-04-2018 21:50
I have checked your blog and i have found some duplicate content, that's why you don't rank high in google's search results,
but there is a tool that can help you to create 100% unique
content, search for; boorfe's tips unlimited content

Here is my weblog; FelishaChief: https://TravisSee.wix.com
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # José Francisco 23-04-2018 15:08
Boa tarde.
Tenho visão monocular com o CID H 54.4 , gostaria de saber se tenho direito a isenção do IPVA. Pois já entrei com um processo na SEFAZ DF que foi indeferido.
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # roberto 23-04-2018 21:58
para pessoas mono ocular, qual o procedimento?
Responder | Responder com citação |
 
 
0 # Patrice 02-05-2018 00:18
Restart Homescapes  to appreciate all of your coins.



Also visit my weblog - homescapes
tricks: http://shaileeboston.angelfire.com/
Responder | Responder com citação |